É possível realizar o exame completo no gato em busca de sinais que indiquem que o animal necessite de ajuda do Médico Veterinário. Mas, independentemente do exame realizado pelo dono, o animal deve ser levado com frequência à clínica veterinária.
No exame dos olhos é necessário examinar se estão claros, sem inchaço ou secreção purulenta; abaixar a pálpebra e verificar se a parte interna está rósea, sinal de palidez excessiva pode indicar anemia; observar também manchas brancas ou embaçamento na parte escora dos olhos.
As orelhas devem ser examinadas na parte interna e nas bordas, falhas ou crostas podem indicar ácaros ou sarna. Quando o ouvido é sadio não tem secreção e nem odor.
O exame da boca deve ser feito, desde que o animal seja manso, evitando assim acidentes. Levantar o lábio superior para observar a gengivas, que precisam estar róseas e a língua também; observar se os dentes estão firmes e inteiros e se não estão com cárie ou tártaro. Já o focinho deve estar úmido e frio, sem secreção. Quando o focinho fica quente e seco é indício de febre, que vem acompanhado por falta de apetite.
Fonte: Portal Web Animal
Saiba realizar exame em Animais com Oftalmopatias. Veja aqui.