O uso da radiografia torácica visa o diagnostico de patologias cardíacas e pulmonares que possam vir a acometer os pequenos animais. Com a radiografia é possível uma avaliação panorâmica do tórax, coração e pulmão, e assim podendo fazer o acompanhamento da evolução da doença, sugerindo o prognóstico e orientando o tratamento.
O eletrocardiograma é outro tipo de exame que apresenta grande valia em conjunto com as radiografias cardíacas, não precisa preparar o paciente, ao não ser em animais muito agitados que não permitem o posicionamento, que na radiografia cardíaca é extremamente rigoroso, nestes casos é necessário a tranquilização.
Quando a radiografia é utilizada para a avaliação cardíaca do animal é preciso ser tirada na posição latero-lateral e ventro-dorsal ou dorso-ventral, preferencialmente no final da inspiração.
A interpretação das radiografias deve ser feita por profissionais capacitados e com experiência, evitando erros de diagnóstico. Alguns fatores devem ser levados em consideração, como a qualidade da técnica; o posicionamento; a respiração; o tipo de tórax; mensurações cardíacas em relação ao tórax; evidências de aumento cardíaco; tamanho de vasos sanguíneos; presença, ausência, padrão e distribuição de densidades pulmonares anormais; presença de qualquer efusão; parede torácica, mediastino e diafragma.
Fonte: http://www.laborcare.com.br/files/avaliacao_radiografica_do_sistema_cardiaco_em_pequenos_animais.pdf
Saiba fazer avaliação pré-anestésica para definição de risco em pequenos animais. Veja aqui.
Aprenda a interpretar imagens radiográficas de forma adequada. Clique aqui.