A cirurgia de enucleação se caracteriza como procedimento cirúrgico ocular que pode ser realizado em pequenos e grandes animais. É a cirurgia orbitária radical mais comum, e consiste na remoção do globo ocular como um todo e da terceira pálpebra, incluindo o revestimento fibroso interno.
A enucleação é recomendada em casos de perfurações oculares, endoftalmite, panoftalmite, ruptura do nervo óptico, neoplasias intraoculares, traumatismos severos e glaucomas crônicos incontroláveis, em que o animal já perdeu a visão, porém apresenta dor.
O procedimento de remoção do globo ocular pode ser feito por diversas técnicas cirúrgicas. A enucleação transconjuntival é uma dessas técnicas onde é realizado cantotomia lateral de 1 a 2 centímetros de extensão, para exposição mais adequada do globo. A conjuntiva é pinçada próximo ao limbo, sendo em seguida efetuada a incisão perilímbica de 360º. A conjuntiva fáscia, e músculos extras-oculares são elevados da esclerótica, até o nervo óptico.
Os procedimentos são complicados e extremamente complexos, e por isso deve ser realizada por profissionais capacitados,que dominem a técnica.
Fonte: Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária
Saiba preparar seu animal para exposição. Veja aqui.
Aprenda a fazer cirurgia em bovinos. Clique aqui.