Reprodução bovina para animais de corte

A reprodução é um fator importantíssimo quando se pensa no sucesso da produção. O manejo reprodutivo objetiva a utilização de técnicas que visam a otimização do desempenho produtivo e reprodutivo do rebanho de cria, de forma racional e econômica. É preciso observar alguns fatores, como sanidade do rebanho, exigências nutricionais e o potencial genético dos animais, além do manejo reprodutivo do rebanho.

Na eficiência reprodutiva quanto maior for à eficiência das fêmeas, menores serão os custos por bezerro nascido, consequentemente maior será o lucro para a propriedade. A eficiência reprodutiva pode ser medida por: produção de bezerros nascidos vivos, produção de bezerros desmamados, intervalo entre partos, período de serviços, número de serviços por concepção.

Visando a maior eficiência reprodutiva o produtor deve adotar algumas técnicas de manejo, como identificação dos animais e organização dos registros, ou seja, nascimentos, abortos, mortes, e outros; definição da estação de monta; escolha do sistema de acasalamentos; detecção de cio; diagnostico de gestação e descartes; determinação da idade a desmama; e controle sanitário do rebanho.

 

Fonte: Criar e Plantar

 

Aprenda a fazer transferência de embriões em bovinos. Confira aqui.

Saiba formular rações para bovinos. Clique aqui.



Atualizado em: 6 de agosto de 2015

Artigos Relacionados com Bovinos: