Neoplasias uterinas em pequenos animais

As neoplasias não acometem as cadelas e as gatas com frequência, geralmente ocorre nos animais de meia idade e idosos. Não há predisposição racial, sendo a maioria encontrada como achado acidental na necropsia.

Nas cadelas são frequentes os leimiomas, neoplasia benigna de células musculares lisas bem diferenciadas, dispostas em feixes. Os leimiomas são macroscopicamente nódulos esbranquiçados, firmes, bem delimitados e de crescimento lento, que podem ter projeção no interior do lúmen uterino em um pedículo ou, ainda fazer com que a parede se invagine externamente. Geralmente os leimiomas são múltiplos, não ficando reservados apenas no útero, mas também podendo acometer acérvix e vagina.

São raros os tumores malignos, os mais comuns em cadelas e gatas são os leiomiossarcomas,semelhantes aos leiomiomas, contudo invasivos e com metástase lenta; e adenocarcinoma endometrial, espessado e nodular o tumor pode ser sólido, cístico, séssil e polipóide.

Essas neoplasias normalmente são assintomáticas, mas os tumores grandes podem comprimir o sistema urinário e gastrointestinal. O diagnóstico é feito com a anamnese, exames físicos e laboratoriais, radiografia e ultrassonografia.

 

Fonte: www.cirurgia.vet.ufba.br/arquivos/docs/eventos/16.pdf

Saiba como comprar equipamentos veterinários com o melhor preço. Clique aqui!

Saiba mais sobre as técnicas de Orquiectomia na castração de pequenos animais.

 

Curso de Cirurgias em Pequenos Animais. Aprimore-se!!!

 

 

 

Artigos Relacionados com Clínica Médica em Pequenos Animais: