O Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC/Animal)tem como objetivo promover a garantia de qualidade do sistema de produção de alimentos que tenham origem animal ao longo de todas as cadeias produtivas.
Os procedimentos executados fazem parte de uma amostragem homogênea e aleatória das varias matrizes e espécies animais que são monitoradas, e também de analises laboratoriais que são realizadas nos laboratórios da rede nacional, agropecuários e nacionais agropecuários, públicos e privados.
O PNCRC/Animal é combinado com os programas setoriais, que fazem o monitoramento em carnes (PNCRC/Bovinos, PNCRC/Aves, PNCRC/Suínos, PNCRC/Equinos, PNCRC/Avestruz e PNCRC/Caprinos e Ovinos) e outros produtos de origem animal (PNCRC/Leite, PNCRC/Mel, PNCRC/Ovos e PNCRC/Pescado).
Quando é detectado algum problema, como o uso de substâncias proibidas, é iniciado o programa de investigação, que objetiva verificar e identificar as possíveis causas da violação e suavizar o risco da recorrência da não conformidade encontrada.
O plano segue a recomendação do CodexAlimentarius (CodexAlimentariusCommissionGuidelines – CAC/GL nº 71-2009). A recomendação é baseada em conceitosestatísticos de população, prevalência de ocorrências de violações e intervalo de confiança da amostragem.
Fonte: www.agricultura.gov.br/animal/qualidade-dos-alimentos/residuos-e-contaminantes