O médico veterinário, antes da realização de qualquer exame no cão, precisa se informar com o dono do animal sobre o seu temperamento, se é dócil ou falso, assim o profissional poderá escolher o melhor método de contenção a ser empregado.
Quando os animais são muito agressivos é necessária à contenção com o uso de focinheira, cambão ou mesmo a contenção química. Porém, os primeiros passos a serem seguidos antes de qualquer contenção são: falar em tom amistoso com o animal; passar a mão sobre o seu dorso, dando as costas da mão para cheirar, o que ajudará a captar a sua confiança.
Os animais de pequeno e médio porte são geralmente contidos com mais facilidade, mantidos sobre a superfície de uma mesa não escorregadia, depois da colocar a mordaça ou focinheira, pois inibe a fuga do animal. Os cães de raças grandes ou gigantes são melhores imobilizados no chão.
A imobilização manual em posição quadrupedal com decúbito lateral facilita a sequencia de realização do exame físico e a realização de muitos outros procedimentos, como coleta de sangue, raspado de pele, entre outros.
A mordaça deve ser colocada utilizando um cordão de algodão ou tira de gaze resistente, é preciso ter cuidado com a respiração do animal. A contenção é feita colocando o braço sobre o pescoço e prendendo com o antebraço, o outro passo deve ser passado sob o abdome.
Fonte: https://social.stoa.usp.br/articles/0031/7323/2_conten%C3%A7%C3%A3o_F%C3%ADsica_dos_Animais_Dom%C3%A9sticos.pdf
Conheça a bioquímica aplicada na Clinica de Pequenos Animais