O câncer ser caracteriza pela desordenada proliferação de células de qualquer tecido do organismo, que acarreta danos ao funcionamento dos órgãos comprometidos e, a medida que a doença avança o animal pode chegar a óbito.
O maio problema da doença é que ela não acomete somente um órgão, podendo ocorrer metástase, ou seja, uma célula do tecido do órgão se instala e multiplica em outros órgãos, por meio da corrente sanguínea.
O local órgãos mais frequentemente acometido é o pulmão, por isso é importante realizar o raio X pulmonar. A extensão da doença e o tempo de vida do animal dependerão muito do diagnóstico correto e rápido.
Os sinais clínicos da doença variam de acordo com o tipo de tumor. O diagnóstico é realizado com a retirada e análise da massa tumoral, ou seja, biopsia, os exames de raio X, ultrassonografia e sangue são auxiliares no diagnóstico.
O tratamento também dependerá do tipo de evolução do quadro, podendo ser cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico, e ainda a junção dos tratamentos.
Fonte: http://www.saudeanimal.com.br
Técnicas de aspiração com agulha fina e biópsia de órgão abdominais
Sistema urinário: aparência normal e principais anomalias associadas