A luxação patelar em pequenos animais é frequentemente diagnosticada na ortopedia veterinária. É um problema muito comumna vida de cães e gatos ativos, prejudicando muito a mobilidade e a saúde dos animais.
A patela é o osso do joelho, também chamada rótula, tem o alinhamento com o músculo quadríceps como principal função. Quando há a luxação da patela, acontece o desencaixe das articulações da região do joelho, causando muita dor e podendo acarretar a perda no nível de mobilidade.
A cirurgia ortopédica é a forma mais eficiente de se tratar a luxação patelar. O principal sintoma a ser notado é o andar manco dos animais, que se complica com o passar do tempo. Embora possa afetar cães e gatos de todas as raças, a luxação de patela costuma ser mais visto em cães de pequeno porte e nos felinos obesos ou muito ativos, comprometendo a mobilidade de forma bastante significante.
A luxação da patelar em pequenos animais pode causar uma série de incômodos e afetar muito a mobilidade e saúde, por isso é importante ficar atento aos principais sintomas, causas, meios de diagnóstico e tratamento.
Fonte: www.cachorrogato.com.br/cachorros/luxacao-patela-caes-gatos/
Princípios da patofisiologia de trauma ósseo e sua cicatrização.
Métodos de diagnóstico das principais moléstias osteo-articulares.