Muitas doenças podem acometer o casco dos bovinos, principalmente os animais que são criados em sistema de confinamento. Quando a área ocupada pelos animais fica molhada excessivamente, há o amolecimento dos cascos que favorece o seu desgaste. Dentre as doenças que pode acometer os animais temos a laminite.
A laminite se caracteriza como um processo inflamatório agudo que acomete as estruturas sensíveis da parede do casco resultando em claudicação, popularmente conhecida como manqueira, e deformidade permanente do casco. A principal causa da desordem é a excessiva ingestão de grãos, mas também podem estar associadas à causa fatores genéticos, idade, umidade e toxemia.
A grande ingestão de grãos leva ao aumento na produção de ácido lático no trato digestivo, destruindo grande número de bactérias que liberam suas toxinas. A acidose ruminal causa lesão na mucosa do rúmen e leva ao aumento de sua permeabilidade causando a endotoxemia e acidoses sistêmicas. Como resultado há vasoconstrição periférica, e consequentemente a redução do fluxo sanguíneo nas lâminas do casco.
A desordem pode se apresentar nas formas: aguda o animal apresenta muita dor e sensibilidade; cascos crescem em comprimento e a sola perde a sua elasticidade e a densidade normal, tornando-se mais quebradiça na laminite crônica; e subclínica quando o animal apresenta alterações no casco que leva a perdas econômicas devido à evolução para outros tipos de doenças, como abscesso da sola/talão, úlcera de sola, lesão de linha branca, entre outras.
Fonte: www.cnpgl.embrapa.br
Conheça as principais enfermidades causadoras de claudicação.
Aprimore seus conhecimentos com o curso de odontologia equina e seja um profissional fora do comum.