As raças mais utilizadas no pastoreio são Collie, o Pastor de Sheatland, o Old English Sheepdog e o Pastor Alemão.
O Border Collie se destaca no trabalho com ovelhas e rebanhos bovinos; o Australian Cattle Dog também conhecido como Blue Heeler ou Red Heeler, de acordo com a variedade, é um especialista no trabalho com rebanhos bovinos.
A criação de cães de pastoreio destina-se a produção de animais saudáveis e que apresentem grande potencial de trabalho. O treinamento começa aos doze meses de vida e é necessário que o animal não tenha iniciado nenhum tipo de adestramento básico de obediência tradicional.
O estilo de pastoreio será diferente dependendo da raça de cada animal, ou seja, de acordo com a característica de cada raça. Os Border apresentam a característica de trabalho trazer, esses animais colocam naturalmente o rebanho entre o cão e o condutor, fazendo a volta; os Blue Heeler apresentam o empurrar como principal característica, os animais se colocam naturalmente voltado para o rebanho e de costas para o condutor.
Um animal adestrado saberá cercar o rebanho no sentido horário e anti-horário, deitar, parar, andar e morde. Durante a realização do trabalho o condutor também deverá saber todos os comandos, pois só assim o animal os executará com qualidade e facilidade.
Fonte: www.dogtimes.com.br
Saiba mais sobre os cursos na área de pequenos animais. Adiquira mais conhecimento.