Os cães e gatos são animais de metabolismos diferentes, necessidades nutricionais específicas e muitos dos nutrientes essenciais a um, pode ser prejudicial à saúde de outro. Dessa forma, mesmo os animais sendo domésticos e viver perto do homem, os cuidados com a nutrição devem ser diferentes.
É preciso oferecer aos cães uma alimentação balanceada, que possua nutrientes como proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais. O desenvolvimento também se baseia na idade e estilo de vida do animal, por isso é preciso balancear a dieta nas diferentes fases de vida.
Os gatos são animais de ingestão lenta, assim é necessário oferecer maior numero de refeições ao longo do dia e em menor quantidade. Suas necessidades nutricionais têm maior exigência proteica, aminoácido arginina, vitamina B6 e niacina.
Não é recomendável oferecer aos animais chocolate, cebola, alho e uva. O chocolate causa intoxicação, a cebola e alho em grandes quantidades também, já a uva causa danos aos rins. Dessa forma, sempre o recomendável é oferecer a ração adequada a raça e idade de cada animal.
Fonte: www.bemparana.com.br/