Várias são as doenças de pele encontradas em cachorros, dentre elas temos a alergia, micose, sarnas, infecções bacterianas e problemas hormonais.
A alergia frequentemente encontrada nos animais se relaciona à picada de pulgas, que se proliferam com a mudança brusca de temperatura. As pulgas podem ser controladas com o uso de inseticidas adequados ou com o uso de anticoncepcionais para pulgas, receitados pelo médico veterinário.
A alergia denominada atopia também é comum, caracteriza-se pela hipersensibilidade adquirida pelo animal a ácaros, bolores e pólen. Esse tipo de alergia é diagnosticado com a realização de exames de sangue específico para alergias.
Outro tipo de alergia recorrente é a alergia alimentar, quando o animal ingere algum alimento que causa efeito indesejado, os alimentos que estão mais relacionados à alergia são a carne de boi e frango. Ressaltamos que esse tipo de alergia pode ser evitada oferecendo razão especifica a cada tipo de raça.
As micoses são transmitidas pelo contato com a terra, outros animais ou objetos contaminados. Por isso é importante manter a higiene do local.
As sarnas são divididas em dois tipos: a escabiose que pode ser transmitida para outros animais e para os homens; e a sarna negra que é transmitida da mãe para o filhote nas primeiras horas após o nascimento. Esse tipo de sarna causa graves lesões é preocupante, pois não há cura.
As infecções bactérias não devem ser confundidas com micoses ou alergias, ela aparece como consequência destas. É necessário que seja tratada a partir das causas evitando o seu reaparecimento.
Problemas hormonais como hipotireoidismo e a hiperadrenocorticismo podem transforma-se em piodermites crônicas que levam a alteração da cor da pele do animal, causando também sobrepeso. A prevenção é feita com a escovação dos pelos e higiene do local e do animal.
Fonte: www.blupet.com.br/noticia/as-5-doencas-de-pele-mais-comuns-nos-cachorros
Conheça a técnica de castração mais prática e vantagosa.
Encontre os materiais para atendimento ao pequeno animal.