Na maioria das vezes os gatos adquirem o comportamento agressivo devido a algum tipo de medo, incômodo ou mesmo querendo brincar. Para contornar a situação é primeiramente preciso identificar a causa, para depois condicionar o animal a uma atitude mais tranquila diante de situações que não são do seu agrado.
Outro fator que leva a agressividade é que os gatos podem ser considerados, por natureza, um pouco mais selvagens que os outros animais. As principais situações relatadas de agressividade do animal ocorrem quando: enquanto o animal é acariciado; enquanto o animal brinca; enquanto o animal protege o território ou comida; quando o animal está assustado ou entra em contato com outro animal desconhecido; quando o animal entra em contato com um ser humano desconhecido.
A agressividade também pode surgir quando o animal vive em ambientes pequenos, e é obrigatoriamente reduzido o seu espaço, dessa forma os animais alteram o comportamento, uma vez que, eles são animais que precisam de muito espaço, ou seja, são livres.
Se for observado reações agressivas o dono do animal não deve estimular e procurar orientação especializada.
Fonte: Cachorro & Gato