O aprumo dos equinos se caracteriza como a exata direção que têm os membros, em relação ao solo, de maneira que o peso corporal do animal seja distribuído regularmente sobre cada membro.
O equilíbrio do animal pode ser verificado sempre que uma vertical baixada de seu centro de gravidade cai dentro da base de sustentação. Essa base de sustentação é limitada pelas linhas que ligam as extremidades inferiores dos membros do cavalo.
Os membros irregularmente aprumados fazem com que os pés sofram estragos antecipados e em consequência o andamento e a resistência do animal é prejudicada.
A avaliação do aprumo correto do cavalo é feita com o animal em estação, sobre terreno plano e horizontal e com apoio completo dos membros formando um paralelogramo retangular. Os aprumos anormais podem ser regular, aberto, fechado, joelhos esquerdos ou joelhos cambaios quando animal é observado de frente. Quando o animal é observado de traz encontra-se a posição normal, jarretes abertos, jarretes cambaios, aberto de trás, fechado de trás respectivamente.
Fonte: Mais Equino
Garanta sua Capacitação Veterinária na Área de Equinos.
Treinamento Prático para Veterinários e Zootecnistas. Confira!