A giardíase é uma infecção causada por protozoários que acometem, principalmente, a porção superior do intestino delgado.
A transmissão da doença entre os animais ocorre por meio da rota fecal-oral. O cisto, forma infectante do parasita, é muito resistente por vários períodos, principalmente em ambientes frios e úmidos. O hospedeiro se infecta ingerindo os cistos, que se rompem no intestino após a exposição ao ácido gástrico e às enzimas pancreáticas.
A infecção dos humanos acontece por meio da ingestão de cistos dos parasitas presentes na água e nos alimentos contaminados, ou ainda pelo contato com as fezes de animais ou humanos infectados.
Nos animais a doença causa fezes moles com odor fétido e algumas vezes diarreia acompanhada por dor abdominal, podendo ser intermitente e aguda, que pode se associar á desidratação. Outros sinais característicos são vômito, cansaço, falta de apetite, perda de peso e anemia.
O controle da doença é feito com a educação sanitária e adoção de hábitos de higiene, além de realizar o tratamento dos animais infectados e vacinar os cães.
Fonte: Pet Shop Portal
Quais os procedimentos cirúrgicos mais comuns em uma clínica de pequenos animais?
Conheça os equipamentos usados na área de reprodução animal.
Quais as técnicas de nutrição de cães e gatos mais eficientes ?