A ingestão de bolas de pelo por gatos apresenta uma grande preocupação para os proprietários destes animais. Segundo pesquisas na área, 50% dos proprietários relataram problemas relacionados à ingestão de bolas de pelo, sendo que a metade destes animais manifestam sinais ao menos uma vez ao mês.
As bolas de pelo ocorrem porque os gatos ingerem grande quantidade de pelo ao se limparem com a língua. Todas as raças são suscetíveis à formação de bolas de pelo, porém os animais que se lambem excessivamente ou os animais que apresentam pelos mais grossos estão mais predispostos a desenvolverem o problema.
Os animais que eliminam as bolas de pelo apresentam geralmente engasgos, vômitos ou regurgitação do material, envolvido por muco e que se acumula na orofaringe, no esôfago ou no estômago.
E ainda, há os tricobezoares, concreções mais duras formadas por pelos e outros materiais no estômago ou no intestino que podem levar ao vomito, constipação e uma sensação generalizada de desconforto. Nestes casos, é preciso realizar o diagnóstico diferencial para outras doenças, como o linfoma intestinal, gastrite e alterações metabólicas que tem os mesmo sinais clínicos.
Fonte: Revista Nosso Clínico
Conheça equipamentos e aparelhos essenciais para a reprodução de pequenos animais.
Saiba mais sobre oo treinamento prático para realização de exame ultrassonográfico.