Para a realização eficiente da atividade e terapia assistida por animal (A/TAA), é necessário que o profissional seja sensível e que tenha grandes conhecimentos da relação pessoa-animal que podem ser saudáveis ou não para os animais, e consequentemente para os seres humanos que necessitam da atividade.
Os benefícios biopsicossociais observados com a interação entre pessoas e animais são comprovados cientificamente, não somente na utilização como dispositivos terapêuticos por profissionais da área de educação e saúde humana que visam alcançar os objetivos do tratamento, mas também, no cotidiano de todos aqueles que convivem com um animal.
O médico veterinário, de certa forma, acaba atuando como psicólogo humano, pois é aquele que, de forma mais imediata identifica os problemas de saúde, de conduta e emocionais que os animais podem apresentar decorrentes dessa interação, já que muitos aspectos da saúde e conduta do animal são reflexos diretos dos comportamentos habituais da família. Muitas vezes os animais de estimação atuam como uma saída emocional para seu dono.
É observado que muitos donos de animais procuram ajuda do médico veterinário devido as suas próprias razões psicológicas, já que, existem uma grande tendência no ser humano de projetar os seus problemas em seus animais de estimação.
Fonte: Revista Nosso Clínico
Aprenda um pouco mais sobre a nutrição de cães e gatos.
Como proceder a inseminação com diferentes infraestruturas e equipamentos?
Médico Veterinário, conheça os melhores produtos na área de reprodução de pequenos animais.