Passo a passo para a escovação dentária dos cães

cãoescovarosdente_euamomaltêsFazer a escovação dentária dos cães garante mais saúde e qualidade de vida aos animais. Com a escovação dentaria há a prevenção do bafo, do acúmulo da placa bacteriana e do tártaro, e ainda previne doenças infecciosas em órgãos como o coração, fígado e rins.

            Quando a escovação não é realizada com frequência e eficazmente os animais podem ser acometidos pela gengivite que causa a inflamação das gengivas podendo evoluir para a periodontite com sangramentos e vermelhidão na gengiva, desconforto e dor que dificulta a mastigação.

            A periodontite pode se espalhar pelos tecidos e ossos, pode levar a perda dos dentes, é uma doença irreversível. Já o tártaro, quando não cuidado se espalha para outros órgãos como coração, fígado, rins, trato intestinal e articulações.

            Para evitar esses e outros problemas decorrentes da não escovação dos dentes dos cães, é preciso fazer a escovação com a escova e creme dental apropriados, primeiramente escolha um local tranquilo e deixe o animal acostumar com o material que irá ser usado, massageie os dentes frontais e posteriormente passe para os outros dentes. Não faça movimentos fortes contra a gengiva, os movimentos precisam ser gentis, circulares e lentos.

Qual a importância dos cuidados odontológicos de seus pets?

Quais as técnicas cirúrgicas de extrações dentárias?

Shop Veterinário: Produtos de odontologia com ótimos preços. Confira!

 

Fonte: Bitcão

Adaptação: Revista Veterinária

 

 

Conheça o Curso de Odontologia em Pequenos Animais

odontologia em pequenos animais



Atualizado em: 10 de julho de 2014