A leishmaniose visceral canina (LVC) é causada pela Leishmaniasp, é uma doença de grande importância, uma vez que, pode levar os cães e os seres humanos à morte. A doença é dividida em quatro estágios.
No primeiro estágio da doença o animal acometido apresenta linfoadenopatia discreta ou dermatite papular, essa fase é considerada discreta.
O segundo estágio é considerado a fase moderada, além dos sintomas apresentados no primeiro estágio, o animal acometido sofre de dermatite exfoliativa difusa, onicogrise, epistaxe, ulcerações, anorexia, e consequente perda de peso.
O terceiro estágio é considerado grave. Nessa fase os animais acometidos apresentam lesões em decorrência da deposição de imunocomplexos(vasculites, artrites, uveite e gromerulonefrite), além dos sintomas anteriores.
O quarto estágio da doença é considerado muito grave, os animais acometidos apresentam trombo embolismo pulmonar, síndrome nefrótica, estágio final de doença renal e os sintomas anteriores. Nesse estágio o tratamento pode não ter mais efeito, devido às lesões crônicas.
Observado qualquer sintoma o médico veterinário deve ser procurado, pois quando mais rápido se inicia o tratamento, maiores chances de cura há entre os animais acometidos.
Como ocorre o tratamento das principais arritmias na emergência?
Qual a importância do eletrocardiograma na emergência?
Shop Veterinário: Tudo para o médico veterinário.Confira!
Fonte: Revista Nosso Clínico
Adaptação: Revista Veterinária