O processo cirúrgico da castração é simples, realizada com anestesia geral que tem duração média de uma hora. A recuperação do animal se dá em aproximadamente uma semana.
Nos pets a castração pode ser feita nos machos e nas fêmeas, o principal objetivo é o controle da reprodução. É feita a vasectomia nos machos, ou seja, a retirada dos testículos, já nas fêmeas o útero, os ovários e as trompas são retiradas. A castração feita em pets tem as seguintes vantagens: diminuição de riscos de doenças via uterina e de vários tipos de câncer; eliminação da gravidez psicologia; diminuição de fugas e brigas; acaba com latidos, uivos e miados excessivos que aumentam no cio; elimina a perda de sangue das cadelas no período do cio; e diminui o hábito dos gatos em urinar em paredes e móveis.
Para a castração dos bovinos pode ser escolhidas várias maneiras, dependendo da indicação do profissional tem-se a orquiepididectomia bilateral, técnica de burdizzo ou castração russa e castração química. As vantagens observadas são as que se relacionam ao manejo, pois com a castração os animais ficam mais sociáveis e a qualidade da carne é superior aos animais não castrados, porque possuem menos gorduras.
Quando o proprietário optar pela castração, de acordo com suas necessidades, é preciso que o procedimento seja realizado por profissionais capacitados.
Como e realizada a cirurgia de laparotomia exploratória?
Como é feita a abordagem clínica de bovinos?
Kit Cirúrgico Veterinária com ótimos preços. Confira!
Fonte: Soama
Adaptação: Revista Agropecuária
Conheça o Curso de Cirurgias em Bovinos a Campo