A leishmaniose visceral canina (LVC) é uma doença causada pela Leishmaniose. É uma doença preocupante, já que é fatal aos humanos e aos animais. O diagnóstico precoce e consequentemente o tratamento evita uma possível morte.
A LVC divide-se em quatro estágios. O estágio I é classificado como uma linfoadenopatia discreta ou dermatite papular e é considerada a fase discreta da doença.
O estágio II é a fase moderada, o animal sofre de dermatite exfoliativa difusa, onicogripose, ulcerações, anorexia, perda de peso e epistaxe.
O estágio III é grave, pois os animais apresentam lesões ocorridas da deposição de imunocomplexos como: vasculites, artrites, uveíte e glomerulonefrite.
Enquanto o estágio IV é a fase gravíssima, uma vez que os animais sofrem além das lesões presentes nos outros estágios, tromboembolismo pulmonar, síndrome nefrótica. É o estágio final de doença renal.Quando a doença se encontra nesse estágio o tratamento pode não ter efeito, já que as lesões renais crônicas são irreversíveis e tendem a ser progressivas.
Como ocorre a reanimação cardiopulmonar cerebral?
Qual a importância do eletrocardiograma na emergência?
Shop Veterinário: Tudo para o médico veterinário.
Fonte: Revista Nosso Clínico
Adaptação: Revista Veterinária