Catarata também acomete animais

oftalmologia em cãesA catarata afeta a visão causando opacificação ou perda da transparência do cristalino, impedindo ou dificultando a entrada da luz até a retina. Esse quadro danifica a visão gradativamente, e se não tratada pode levar à cegueira. Geralmente a catarata é resultante de um dano bioquímico que é causado pela entrada reduzida de oxigênio e maior entrada de água no cristalino, levando a perda da transparência.

            As cataratas são classificadas de várias maneiras e é isso que determina a técnica cirúrgica a ser utilizada, que se baseia também na consistência, tempo de desenvolvimento, aparência, posição dentro da lente, etiologia e também o estágio de desenvolvimento da doença.

As causas mais comuns do surgimento da catarata nos cães são: hereditariedade, doenças sistêmicas como a diabetes mellitus, hipocalcemia e hipercupremica. As causas congênitas começam na vida fetal com as infecções uterinas e induzidas por drogas. Também existem as cataratas geradas por deficiências dietéticas, estas porém raras; as cataratas senis, ou seja, que acomete animais acima de seis anos; e as cataratas provocadas por inflamações; as cataratas secundárias à radiação.

A catarata quando está em grau avançado faz com que a pupila do animal mude de cor, aparecendo em tom azulado ou branco. Os animais acometidos pela catarata esbarram em objetos diversos e ficam com medo de descer escadas.

Observado qualquer sintoma procure orientação médico veterinário, pois ele irá indicar o melhor tratamento.

Como realizar a avaliação da visão dos animais?

Quer aprender a realizar o exame oftalmológico corretamente?

Shop Veterinário: Os melhores equipamentos com os menores preços. Confira!

Fonte: Veterinária Santo Agostinho

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Oftalmologia em Pequenos Animais

Oftalmologia em pequenos



Atualizado em: 3 de junho de 2014