As primeiras semanas dos animais se caracterizam por um período de rápido crescimento. A taxa de mortalidade nessa fase é de 17 a 30%, e as causas mais prováveis para esse quadro são o trabalho de parto prolongado, falta de cuidado materno, alterações na ingestão de leite e colostro, anomalias congênitas e doenças adquiridas.
Para que os filhotes cresçam saudáveis é de suma importância que, nessa fase o único alimento oferecido a eles seja o leite materno, pois o leite é rico em vitaminas e nutrientes, e com a sua ingestão o animal recebe a imunidade passiva, hidratação e nutrientes adequados.
Se houver alguma impossibilidade de se oferecer o leite materno, é preciso oferecer suplementação alimentar com leite artificial e fórmula caseira. Nestes casos é necessário consultar o médico veterinário que irá indicar o alimento que mais se aproxima do conteúdo do leite materno, da consistência e do paladar.
Após a primeira fase, a transição da alimentação as fases posteriores deve acontecer de forma gradual, ou seja, líquida, semissólida e sólida.
Quais são os nutrientes básicos de uma ração?
Quais são as doenças ligadas á má alimentação?
Como é realizada a nutrição e alimentação de filhotes?
Fonte: Revista Nosso Clínico
Adaptação: Revista Veterinária