A catarata é caracterizada como uma doença que afeta os olhos e em consequência prejudica a visão. É uma doença de recorrência em seres humanos e em animais.
A catarata causa a opacificação ou perda da transparência do cristalino dos olhos, o que impede ou dificulta a entrada de luz até a retina, danificando gradualmente a visão, e quando não tratada pode levar à cegueira.
A doença é resultante de um dano bioquímico causado pela entrada reduzida de oxigênio e por outro lado a entrada maior de água no cristalino dos olhos, que leva a perda da transparência.
Existem várias formas de classificação da catarata e a partir da dela que é determinada a técnica que irá ser utilizada na cirurgia.
Nos cães as causas mais comuns da doença são a hereditariedade que pode levar a cegueira entre 1 a 4 anos de idade; está associada a doenças sistêmicas como o diabetes mellitus, a hipocalcemia e a hipercupremia.E também as infecções interinas durante a vida fetal, as infecções induzidas por drogas e as cataratas ocasionadas por inflamações.
O diagnóstico é dado com a observação da pupila. Se for observada alteração na cor, tom azulado ou branco, é indício de grau avançado da doença. O médico veterinário deve ser consultado.
Como realizar a avaliação da visão dos animais?
Quer aprender a realizar o exame oftalmológico corretamente?
Shop Veterinário: Os melhores equipamentos com os menores preços. Confira!
Fonte: Veterinária Santo Agostinho
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso oftalmologia em Pequenos Animais