A disfunção cognitiva é caracterizada como uma doença degenerativa que se assemelha a doença do mal de Alzheimer, que é recorrente em seres humanos provocando o envelhecimento precoce.
A disfunção cognitiva é provocada por vários fatores, mas o principal deles é a deposição de proteína beta-amiloide no córtex.
Os animais acometidos pela doença apresentam sintomas como a modificação do comportamento, pouca interação com o meio em que vive, esquecimento de hábitos do seu dia-a-dia e também alteração do ritmo circadiano.
Observado os sintomas o animal deve ser levado à clínica veterinária para realização de exames como a tomografia computadorizada, através deste exame é possível verificar a redução da massa encefálica. Outro método utilizado como auxílio no diagnóstico são os questionários, preenchidos pelo dono do animal, dessa forma é possível verificar a presença da doença e testes de curiosidade com brinquedos.
Após o diagnóstico positivo o tratamento é feito a base de antioxidantes, vasodilatadores encefálicos e principalmente a selegilin, dessa forma os sintomas são amenizados, tendo em vista que, não existe cura para a disfunção cognitiva.
Como interpretar exames neurológicos? Clique aqui
Saiba realizar exames neurológicos em pequenos animais. Clique aqui
Aprimore suas técnicas de diagnóstico e tratamento de pequenos animais. Clique aqui
Fonte: CPT Cursos Presenciais
Adaptação: Revista Veterinária