O exame ortopédico em pequenos animais tem início pela observação dos sinais clínicos de claudicação durante a obtenção do histórico de saúde do animal. Durante estas observações o animal deve ficar livre para que possa andar, o medico veterinário deve observar os sinais de claudicação evidentes ou outros sinais mais sutis, como por exemplo, o alívio do peso sobre um membro quando o animal fica em estação ou sentado. Outras considerações feitas pelo profissional se relacionam a atrofia muscular unilateral ou bilateral e também o desenvolvimento anormal dos músculos.
Após essa prévia análise é possível diagnosticar o membro afetado, assim é preciso que se faça a palpação do membro acometido e também exame neurológico inicial. Recomenda-se que se inicie a palpação por um membro saudável, identificando dessa forma as respostas normais do animal à manipulação e à pressão. Com a palpação é possível notar assimetria, resposta à dor, edema, anormalidades na amplitude de movimentos, instabilidade e crepitação. É recomendável também que o animal seja sedado para a realização dos exames, evitando dessa forma que alguém se machuque.
O profissional pode iniciar o exame pela parte anterior e avançar até a parte posterior do animal, e também iniciar pelas unhas de cada membro e avançar até as porções próximas. Nas articulações deve ser feito um isolamento e submetendo-as a um completo espectro de movimentos, para que dessa forma possa ser detectada possível crepitação, dor ou anormalidades na amplitude da locomoção. Em caso positivo de anormalidades os exames devem ser complementados com testes das articulações do ombro, coxofemoral e joelho instável. Os músculos e tendões também devem ser palpados, verificando dessa forma qualquer anormalidade. Após os exames iniciais o médico veterinário deve pedir exames radiográficos.
Como aprimorar técnicas de cirurgias ortopédicas em pequenos animais?
Aprenda mais sobre cirurgias em pequenos animais.
Saiba mais como interpretar exames radiográficos.
Fonte: CPT Cursos Presenciais
Adaptação: Revista Veterinária