A equoterapia aplica um método terapêutico e educacional abordando as diversas áreas da saúde, educação e quitação. Por meio da realização da atividade é possível a busca pelo desenvolvimento biopsicossocial das pessoas que são portadoras de algum tipo de necessidade especial.
O paciente que pratica a atividade exercita todo o corpo e também à mente, e com isso trabalha a força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização dos movimentos do próprio corpo o que leva à melhor coordenação motora e equilíbrio. Nesse tipo de atividade é observado um grande desenvolvimento físico, psicológico e educacional, além da socialização, autoconfiança e autoestima melhoradas.
A realização da atividade é indicada para pacientes portadores de doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas; sequelas e traumas após cirurgias; doenças mentais; distúrbios psicológicos e comportamentais; distúrbios de aprendizagem e de linguagem; e muitos outros casos que podem ter um ganho significativo com o tipo de atividade realizada.
Como realizar corretamente o exame de palpação em equinos?
Qual a técnica de exame transretal em equinos e infraestrutura necessária?
Veterinário: Temos equipamentos para a clínica Veterinária de Grandes Animais. Confira.
Fonte: Agro Mundo
Adaptação: Revista Veterinária