Os cães e gatos ocupam um espaço considerável nos lares das famílias brasileiras, cuidados e carinhos não são dispensados quando se trata da saúde e bem-estar destes animais.
As primeiras semanas de vida são consideradas um período de rápido crescimento. De acordo com estudos a taxa de mortalidade é de 17 a 30% em animais com até oito semanas devida. As causas mais consideráveis para a mortalidade são o trabalho de parto prolongado, falta de cuidado materno adequado, alterações na ingestão de leite e colostro, anomalias congênitas e doenças adquiridas.
É muito importante para o crescimento saudável dos animais, que nessa fase o único alimento seja o leite materno, permitindo que os filhotes desenvolvam a imunidade passiva, hidratação e nutrientes adequados. Se não for possível oferecer leite materno ao filhote nessa fase é necessário dar suplementação alimentar com leite artificial ou fórmulas caseiras, que se aproximam do conteúdo, consistência e paladar do leite materno.
Quando se completa o primeiro ciclo, o da amamentação, a transição entre a alimentação líquida, semissólida e sólida deve acontecer de forma gradual. As rações oferecidas precisam ser de boa qualidade e que ofereçam os nutrientes necessários ao crescimento saudável de todos os animais.
Quando desmamar os filhotes e que tipo dieta oferecê-los?
Quando indicar uma ração terapêutica e por quanto tempo manter o animal na dieta?
Veterinário: Confira os melhores preços e qualidade em equipamentos veterinários.
Fonte: Revista Nosso Clínico
Adaptação: Revista Veterinária