A coccidiose é moléstia que acomete às aves, causada por um protozoário que ataca e destrói as células que compõem as paredes do aparelho digestivo dos animais. É uma doença que apresenta altas taxas de mortalidade em filhotes de duas a seis semanas de vida.
A transmissão da coccidiose acontece de ave para ave, com a ingestão de alimentos e água contaminados, cama de aviário ou qualquer outro material que contenha os coccídios.
Dessa forma, os cuidados na criação, manejo e instalações são importantes. Mantenha a cama do aviário sem umidade, desinfete as paredes e pisos com produtos à base de amônia quaternária.
Os sintomas característicos da doença são a perda de apetite e consequentemente a perda de peso, diarreia escura ou com sangue, anemia, palidez, asas caídas com posição característica dos pinguins. As aves doentes se aglomeram, sendo a morbidade e mortalidade súbita alta.
As aves mortas em consequência da doença devem ser queimadas e enterradas, evitando dessa forma a contaminação para o resto do plantel.
Saiba mais sobre estresse e qualidade da carne de frango.
Passo a passo em abate de frangos de corte. Confira.
Dicas de comercialização de frangos de corte. Clique aqui.
Fonte: Agronegócio Avicultura
Adaptação: Revista Veterinária