As calopsitas são animais que se acasalam em condições naturais durante a primavera. Já as calopsitas criadas em cativeiro podem se reproduzir durante todo o ano. A princípio os animais colocados juntos podem não despertar a atenção do outro, mas com o tempo passam a comer juntos e a se alisarem.
Os passos a serem seguidos em reprodução em cativeiro são: escolher um casal de animais saudáveis, que não tenham parentesco próximo, uma vez que, animais da mesma linhagem quando cruzados podem gerar descendentes com deformações e problemas de saúde; os animais devem estar bem nutridos, e a fêmeas devem ingerir ração especial por três meses antes do acasalamento; os animais escolhidos devem ter pelo menos 18 meses de idade. Para o melhor desempenho dos animais é recomendável levá-los ao médico veterinário, que irá avaliar as condições de saúde e nutricionais dos animais escolhidos para reprodução.
Após a escolha do casal que irá reproduzir, coloque-os em uma gaiola separada e que tenha a caixa que serve como ninho, as medidas devem ser 23 por 28 por 30 centímetros, com abertura de diâmetro de 6 centímetros.
Se a fêmea aceitar os avanços do macho ela vai abaixar a cabeça e levantar a cauda, e dessa forma haverá a copulação do casal.
Quais as principais patologias ocorrentes em animais silvestres?
Quais os cuidados dever ser tomadas na internação de animais não convencionais?
Como realizar a contenção física e química?
Fonte: Ehow
Adaptação: Revista Veterinária