Sintomas da contaminação por verminoses

cão-triste (1)As verminoses são doenças causadas pelos vermes que se alojam nos intestinos dos animais, afetando também outros órgãos como o esôfago, o estômago, o coração, o pulmões, os rins e o fígado.

O desenvolvimento da doença dependerá de alguns fatores como a carga parasitária, a idade, as condições imunológicas, as condições do ambiente como higiene e manejo e também o desenvolvimento de outras doenças.

Quando os animais são atacados pelas verminoses podem apresentar diversos sintomas, dentre eles temos a perda de apetite e de peso; tristeza; aumento de volume abdominal; pelos opacos; fezes moles; coceira anal; anorexia completa; diarreias severas com sangue e/ou muco; vômitos; desidratação; anemia; ascite popularmente conhecida como barriga d'água; obstrução de órgãos ocos como o estômago, o intestino, o esôfago, o coração,as artérias e as veias; e também intoxicações proporcionadas por toxinas causadas pelos parasitas ou pela sua ação direta sobre os tecidos e as mucosas.

Os animais são infectados pelos parasitas por meio da via oral, com a ingestão de ovos, oocistos ou larvas infectantes, ocasionadas pelo manejo inadequado e também pela ingestão de hospedeiros intermediários, como pequenos roedores, aves, insetos e parasitas externos.

Os animais são também contaminados por via cutânea, as larvas penetram através da pele do animal em decorrência do manejo inadequado e da falta de higiene; e ainda por via trans-uterina quando as larvas são transmitidas da mãe ao filhote ainda dentro do útero materno; e por última por via galactogênica quando a contaminação se dá através da amamentação.

Em caso de infestação de parasitas o médico veterinário deve ser consultado, pois ele indicará a medicação correta. O ambiente em que vive o animal também deve passar por uma limpeza completa, uma vez que a falta de higiene causa a infestação dos parasitas.

Quais os principais exames na área de patologia clinica de pequenos animais?

Quer aprender a realizar desde de exames hematológicos até análises mais aprofundadas de liquido cavitários? Clique aqui.

Quer montar seu laboratório? Conheça nossos equipamentos.

 

Fonte: Equipe Veterinária UFV

Adaptação: Revista Veterinária

 

Conheça o Curso de Realização e Interpretação dos Principais Exames Laboratoriais em Pequenos Animais



Atualizado em: 9 de abril de 2014