O uso das células-tronco na medicina veterinária tem apresentado melhoras significativas na regeneração tecidual, uma vez que, elas possuem características que as fazem serem capazes de se diferenciar e se adaptar em qualquer tecido do organismo do animal quando sofrem processos de estimulação.
É possível encontrar as células-tronco em embriões, tecidos de fetos e indivíduos adultos através do cordão umbilical, a medula óssea e o tecido adiposo.
As células-tronco são encontradas com muita facilidade no tecido adiposo dos animais adultos, e por isso o seu uso na medicina veterinária é vantajoso.
As vantagens observadas com o uso das células-tronco estão relacionadas à qualidade da recuperação da lesão tratada e também nos custos, que são acessíveis e muitas vezes mais baratos que as técnicas tradicionais.
Os tecidos lesionados tratados com a célula-tronco apresentam rápida recuperação, evitando dessa forma a formação de pontos de cicatrização, ou seja, a fibrose que se desenvolvida no tecido lesionado leva a perda da função tecidual.
Quais os fundamentos da técnica de PCR?
Como realizar a otimização da PCR?
Como diagnosticar doenças infecciosas?
Fonte: Biotecnologia Animal
Adaptação: Revista Veterinária