Para que a reprodução dos ovinos ocorra de forma satisfatória, é precisa observar alguns fatores como as condições climáticas da região de criação, a capacidade de reprodução dos animais, a disponibilidade de alimento durante os períodos do nascimento e da lactação, dentre outros.
Antes do acasalamento dos animais é preciso observar se o período escolhido corresponde ao período de maior atividade sexual das fêmeas e de melhor produção de sêmen pelos machos; permitir o nascimento dos cordeiros em uma época favorável para a lactação da ovelha e para a sobrevivência da cria;levar em consideração o melhor período para a comercialização dos produtos.
Para que o período de acasalamento e posterior nascimento dos filhotes ocorram com sucesso, também é preciso nutrir as matrizes no ganho de peso, ou seja, o status anabólico, antes e durante o período de acasalamento, pois dessa forma os animais apresentarão maior fertilidade.
Observando, respeitando e colocando em prática esses fatores, é possível trabalhar com mais de uma estação reprodutiva durante o ano.
Aprenda estratégias de manejo para que o máximo desempenho reprodutivo seja atingido!
Como realizar corretamente o manejo reprodutivo em ovinos?
Qual a situação da ovinocultura de corte e de leite no Brasil?
Fonte: Rural Centro
Adaptação: Revista Veterinária