A obesidade é uma doença grave que facilita o surgimento de alterações mórbidas como os problemas articulares e cardíacos, as infecções, a infertilidade e também a diabetes.
Todos estes problemas causam a redução da qualidade e da expectativa de vida dos animais que se encontram acima do peso adequado.
A obesidade acontece quando os animais ingerem maior quantidade de energia na alimentação, ou seja, maior quantidade de energia do que a necessária à sua sobrevivência. Assim, quando o animal ingere mais alimentos que o necessário, o alimento acumulado forma a gordura, e o animal chega à obesidade.
A doença também se associaa fatores como o incremento de alimentos altamente palatáveis, sedentarismo, predisposição genética, idade e status reprodutivo.
Quando o animal adquire a obesidade, ele deve ser levado ao médico veterinário para tratamento, feito por meio de dietas com restrição calórica, reeducação alimentar e atividade física. É necessário que a alimentação e atividade sejam controladas pelos profissionais para que não provoquem prejuízo à saúde animal.
Quando desmamar os filhotes e que tipo dieta oferecê-los?
Quando indicar uma ração terapêutica e por quanto tempo manter o animal na dieta?
Veterinário: Confira os melhores preços e qualidade em equipamentos veterinários.
Fonte: Revista Nosso Clínico
Adaptação: Revista Veterinária