Apesar de existir uma lei específica que proteja os animais, muitas pessoas ainda continuam praticando crime contra a fauna brasileira, de maneira inescrupulosa.
As calopsitas estão cada vez mais populares, e com isso, muitas pessoas que só visam à lucratividade acabam por maltratar estes maravilhosos animais, que sofrem com a ação humana.
Alguns criatórios estão sendo transformados em plantações de aves, ou seja, os animais estão sendo maltratados. Os filhotes sem penas (cartuchos) ou quando as penas começam a nascer, já estão sendo comercializados.
Esta comercialização precoce prejudica o desenvolvimento das aves, uma vez que, o filhote da calopsitas, assim como qualquer outro filhote, precisa ser alimentado pelos pais durante um período mínimo para junto com o alimento receber também todas as substâncias importantes no seu desenvolvimento. De acordo com alguns especialistas o tempo necessário varia entre 30 a 60 dias.
Quando o animal é recolhido antes à sua saúde fica comprometida, consequentemente viverá por um tempo menor. Uma calopsita saudável pode chegar a viver 25 anos.
Quais as principais patologias que ocorrem em animais silvestres?
Como realizar análises laboratoriais em animais silvestres ?
Como realizar o diagnóstico por imagem em animais silvestres?
Fonte: Jovem Pan
Adaptação: Revista Veterinária