O monitoramento nutricional do rebanho bovino é muito importante para maximizar a produção. Porém, entre as metas que foram traçadas no programa nutricional a ser realizado e o resultado a ser observado existem várias etapas. Estas devem ser controladas a fim que, as exigências nutricionais sejam atendidas, e consequentemente a produção desejada seja atingida.
Muitas vezes os técnicos responsáveis descrevem quatro tipos de dietas, são elas: dieta formulada pelo nutricionista; dieta misturada e fornecida pelos funcionários da propriedade; dieta consumida pelo animal; dieta digerida, absorvida e metabolizada pelo rebanho.
Dentre todos os cuidados necessários no balanceamento da dieta e no manejo nutricional, é preciso utilizar ferramentas que monitorem o programa nutricional adotado. Deve ser observado o desempenho, ou seja, o ganho de peso do animal e também a escore de condição corporal (ECC).
O desempenho é medido a partir da avaliação do ganho de peso do animal. Para os animais jovens, as avaliações morfométricas poderão também ser realizadas.
O escore de condição corporal é muito importante para avaliar o metabolismo energético, é um indicativo do percentual de gordura corporal que os animais apresentam independente do peso vivo. A ECC é obtida com a avaliação visual e como é muito fácil, pode ser utilizada de forma constante. Nesse tipo de avaliação é necessário observar três pontos: a estrutura óssea, a musculosidade e a cobertura de gordura. A tendência de revestimento com músculos e gorduras acontece na sequência: escápula, costelas, vértebras, ossos da garupa, inserção da cauda e maça do peito.
Quando é seguido o processo de avaliação do animal, o monitoramento nutricional se dá com eficiência, todos os dados devem ser anotados, e dessa forma é possível verificar em qual setor algo está errado e precisa de maior atenção.
Quais os princípios básicos da nutrição e digestão dos bovinos?
Qual a relação e função da nutrição com a reprodução?
Como formular e interpretar as formulações de rações?
Fonte: CPT Cursos Presenciais
Adaptação: Revista Veterinária