O exame andrológico é feito com o intuito de estimar o potencial de desempenho dos machos como reprodutores, além de aumentar também esse potencial, uma vez que muitas doenças e anormalidades do organismo ou mesmo do trato reprodutivo podem ser diagnosticadas por ele, podendo ser tratadas e aumentar a produção.
Outra grande vantagem de ser realizado com periodicidade esse exame é o fato de impedir que a monta seja feita por animais portadores de alguma enfermidade infecto-contagiosa, protegendo as vacas da propriedade e suas posteriores crias. A época correta de examinar o gado é próximo ao período de cio das vacas, que geralmente se dá por volta dos meses de maio e junho, devido ao ciclo sazonal desses animais.
O exame é compreendido de histórico e exame clínico do animal, avaliação do trato reprodutivo, diagnóstico de aptidão de amostra de sêmen, rastreio sanitário (sorologia e lavagem prepucial, por exemplo), cariótipo e avaliação da libido.
Alguns fatores podem influenciar no desempenho reprodutivo do bovino, porém nenhum fora do comum, afetando de maneira geral o metabolismo de todos os mamíferos, como a idade, disposição física, hereditariedade, alimentação, manejo, entre outros.
Outra coisa que é indispensável para um bom controle reprodutivo do gado é a identificação de cada animal, seguida de uma coletânea de dados específicos do mesmo, constando idade, número oficial, raça, procedimentos realizados e datados e problemas de saúde apresentados durante sua vida. Se houver alguma observação sobre o animal, física ou comportamental, deve estar também presente nessa ficha.
Qual a importância do exame andrológico para a eficiência reprodutiva do rebanho?
Como realizar o exame físico e reprodutivo do macho bovino?
Quais equipamentos são utilizados para realizar o exame andrológico?
Fonte: Bovino Alentejano
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Exame Andrológico e Congelamento de Sêmen Bovino