Vacinar os animais é muito importante para a saúde dos bichos e também do homem, tendo em vista que, algumas doenças que acometem os animais são zoonoses.
Para as doenças como acinomose, parvovirose, coronavirose, adenovirose, hepatite, parainfluenza, leptospirose é preciso vacinar os cães após o desmame, ou seja, com aproximadamente 45 dias de vida. A segunda dose deve ser ministrada com 75 dias e a terceira dose com 105 dias. Para a raiva deve ser ministrada a vacinação com 135 dias de vida, e depois da primeira dose o reforço deve ser ministrado anualmente.
Outras vacinas também ajudam na conservação da saúde animal, como a ministrada contra a giardíase. A primeira dose deve ser dada com oito semanas de vida, a segunda dose entre 14 dias e 18 dias após a primeira dose, com reforço anual. Para a leishmaniose a vacinação deve dada com 4 meses de idade, as outras aplicações serão divididas em 3 doses, respeitando o intervalo de 21 a 30, com reforço anual. A vacinação contra traqueobronquite infecciosa ou tosse dos canis deve ser dada a partir de 8 semanas de vida em cães sadios, a segunda dose terá intervalo de 2 a 4 semanas e o reforço anualmente.
Quais os principais exames na área de patologia clinica de pequenos animais?
Quer montar seu laboratório? Conheça nossos equipamentos.
Fonte: Equipe Veterinária UFV
Adaptação: Revista Veterinária