Os remédios naturais podem ser oferecidos aos cães e gatos, e trazem benefícios à saúde do animal. Quando os animais ficam tristes ou muito agitados um chá pode ser uma boa solução.
O uso de remédios naturais é chamado de fitoterapia, o tratamento ganha a cada dia mais espaço em clínicas veterinárias. A fitoterapia pode ser usada na cura de feridas e até mesmo em dores articulares, apresenta poucos efeitos colaterais e o tratamento é mais acessível do que o tradicional.
Os tratamentos fitoterápicos podem ser à base de chá, que deve ser diluído na água; cápsula que, em animais agressivos, podem ser diluídas em água, mas se o animal for tranquilo, pode esconder a cápsula no meio da ração; inalação das folhas da planta são fervidas e o animal deve sentir o aroma; pomadas e cremes são encontrados em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.
É importante destacar que o uso de qualquer medicamento, seja ele tradicional ou fitoterápico, deve ser indicado pelo médico veterinário, evitando dessa forma qualquer tipo de problema com dosagem ou indicação errada.
Qual a interação de fármacos com receptores?
Como aplicar a farmacologia no sistema respiratório?
Como realizar o tratamento do glaucoma em pequenos animais?
Fonte: Ideal dicas
Adaptação: Revista Veterinária