A troca de dente dos gatos acontece por volta do quarto ao sexto mês de vida. Os animais trocam os 26 dentes decíduos por dentes maiores e permanentes.
Os felinos também sofrem com doenças causadas por maus cuidados com os dentes como a doença periodontal, lesão reabsortiva e complexo gengivo-estomatite.
Quando não existem os cuidados com os dentes ocorre o acúmulo da placa bacteriana que causa a inflamação da gengiva e, se não cuidado, pode acontecer a perda dos dentes, esse quadro é caracterizado como a doença periodontal.
As bactérias que se acumulam na boca também causam hálito ruim, formação de tártaro, dor, perda de apetite a ainda infecção no coração, pulmão fígado e rins. A doença reabsortiva também pode afetar os gatos, ela provoca a destruição gradativa dos dentes e crescimento exagerado da gengiva.
O complexo gengivo-estomatite ou estomatite crônica se parecem com aftas que se espalham por toda a boca, a dor causada faz com que os animais não se alimentem e não tomem água, podendo ocasionar problemas renais e até à morte. Outras doenças como a AIDS, Leucemia e calicivirose podem estar relacionadas com os problemas dentários, porém ainda não existem provas concretas sobre esta relação.
É muito importante que os dentes dos animais sejam escovados diariamente, com material próprio e o médico veterinário também deve ser consultado com frequência.
Qual a importância dos cuidados odontológicos de seus pets?
Quais as técnicas cirúrgicas de extrações dentárias?
Como realizar a correção de fraturas orais?
Fonte: Web Animal
Adaptação: Revista Veterinária