Para a reprodução de ovinos em primeiro lugar é preciso observar a época, ou seja, as condições climáticas na região e também a capacidade de reprodução do rebanho, os alimentos disponíveis no período do nascimento da lactação, entre outros fatores que irá influenciar diretamente a reprodução.
Para que o acasalamento ocorra de forma satisfatória, com grande quantidade de animais fertilizados é bom observar alguns fatores antecipadamente como: o período de maior atividade sexual dos animais; o período de melhor produção de sêmen; possibilitar o nascimento em época favorável à lactação; levar em consideração o período de maior comercialização dos produtos gerados pelo rebanho.
Uma das formas de garantir a maior fertilidade dos animais antes do acasalamento é garantir uma dieta saudável e rica em nutrientes, garantindo o ganho de peso dos animais, ou seja, status anabólico.
Quando o produtor considera os fatores acima citados e aplica-os nas propriedades, há maior possibilidade que se trabalhe com uma ou mais estações reprodutivas durante o ano, e consequentemente o produtor terá maior lucratividade e destaque no setor.
Aprenda estratégias de manejo para que o máximo desempenho reprodutivo seja atingido. Clique aqui1
Como realizar corretamente o manejo reprodutivo em ovinos?
Qual a situação da ovinocultura de corte e de leite no Brasil?
Fonte: Rural Centro
Adaptação: Revista Veterinária