Os testículos também são chamados de gônodas masculinas, eles se localizam exteriormente no abdome e dentro do escroto. O escroto é uma estrutura em forma de bolsa que se deriva da pele e fáscia da parede abdominal. Os testículos ficam dentro do processo vaginal, extensão separada do peritônio e que passa através da parede abdominal e pelo canal inguinal.
Existem os canais iguinais externo e interno, que permite a passagem do processo vaginal e seus constituintes, e também serve de trajeto a importantes vasos e nervos que suprem a genitália externa.
Os testículos têm duas funções: endócrina e exócrina. Na função as duas funções importantes são governadas pelos hormônios gonadotróficos da hipófise. O hormônio folículo-estimulante está ligado com o início da atividade dos túbulos seminíferos. Já o hormônio luteinizante é responsável por controlar a atividade endócrina das células intersticiais, que produzem o espermatozóide que sustenta a ação do FSH sobre a espermatogênese, está responsável pelas características sexuais secundarias e pelo crescimento e funcionalidade do sistema reprodutor masculino.
Na função exócrina os espermatozóides saem pelos canais deferentes que penetram no ducto tortuoso dos epidídimos, que irá forma o ducto deferente reto. O seu conteúdo é liberado por uma série de glândulas, que pode ser para o interior dos ductos deferentes ou ainda próximos à extremidade junto a porção pélvica da uretra.
Como realizar a contenção de bovinos para exame andrológico?
Qual a importância do exame andrológico para a eficiência reprodutiva do rebanho?
Quais os aspectos gerais da fisiologia de machos bovinos?
Fonte: CPT Cursos Presenciais
Adaptação: Revista Veterinária