Os cuidados destinados aos animais de estimação são distintos e cada vez mais completos, o amor e carinho que o dono tem com o cão faz com que ele dedique-se aos cuidados. Dentre esses cuidados destacamos a vermifugação, que deve seguir todos os prognósticos evitando maiores danos ao animal e ao seu dono, tendo em vista que, a maioria dos parasitas que acometem os animais são zoonóticos que podem causar enfermidades também aos seres humanos, por isso é de suma importância sempre vermifugaros cães.
A primeira dose de vermifugação para filhotes acontece aos quinze dias de vida, a dose é reforçada depois de quinze dias após a aplicação da primeira, a partir das primeiras duas doses de vermifugação, o tratamento deve ser mensal, até o animal completar seis meses de vida. Já para os animais adultos, a vermifugação deve ser feita de quatro em quatro meses.
Se o animal estiver prenhe, a vermifugação deve ser feita a partir de 45 dias de gestação, evitando dessa forma qualquer problema com a formação do feto. Após o nascimento dos filhotes a vermifugação deve ser feita no 14º ou 15º dia pós-parto. Dessa forma a saúde dos animais estará garantida.
Quais os principais exames e interpretação na área de patologia clinica?
Quais as técnicas que atendem às necessidades básicas de um laboratório?
Equipamentos para laboratório. Ótimos Preços e Qualidade. Saiba mais.
Fonte: Equipe Veterinária
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Realização e Interpretação dos Principais Exames Laboratoriais em Pequenos Animais