Os filhotes de pets apresentam um rápido crescimento nas primeiras semanas de vida. De acordo com estudos a taxa de mortalidade chega entre 17 a 30% em animais que tem até oito semanas devida.
Essa mortalidade elevada dos filhotes se deve a causas como o trabalho de parto prolongado, falta de cuidado materno adequado, alterações na ingestão de leite e colostro, anomalias congênitas e doenças adquiridas.
Dessa forma é importante que o dono ofereça aos filhotes como exclusiva fonte de alimento o leite materno, para que a imunidade passiva seja desenvolvida, e também a oferecer hidratação e nutrientes adequados. Se não for possível oferecer o leite materno é necessário oferecer suplementação alimentar com leite artificial ou fórmulas caseiras, aproximando-se do conteúdo, consistência e paladar do leite materno.
Passando as semanas da amamentação, a transição entre a alimentação líquida, semi-sólida e sólida deve acontecer gradativamente. Deve ser oferecido aos filhotes rações de boa qualidade, pois estas possuem os nutrientes necessários ao crescimento saudável dos animais.
Quando desmamar os filhotes, que tipo dieta oferecê-los?
Quando indicar uma ração terapêutica?
Quais as doenças ligadas à má alimentação ?
Fonte: Revista Nosso Clínico
Adaptação: Revista Veterinária