Passear com os cães é uma atividade prazerosa, tanto para o dono do animal, quanto para o próprio animal, além da necessidade da prática de exercícios na saúde de ambos.
Porém, muitas vezes o animal puxa a coleira durante o passeio e o torna uma atividade difícil e cansativa. Esse comportamento do animal pode indicar muitas vezes cansaço, estado de agitação, raiva, pode estar com medo ou ainda com dificuldade para andar com a guia.
Para evitar o problema e o desconforto do animal, a melhor opção é utilizar peitoral de treinamento ou uma coleira de cabresto, que estão à venda no mercado.
Em hipótese alguma deve dar trancos violentos na coleira, puxando o animal para trás, pois os puxões podem provocar lesões no cão.
É preciso que o dono do animal observe a coleira de cabresto, pois ela não machuca, mas exige um treinamento. Visto que em alguns casos, por causa do atrito, esfola o focinho. Existem coleiras de vários tamanhos, então observe a numeração e faça com que o cão ande próximo, com a guia solta, e bom passeio.
Tenha treinamento prático de técnicas cirúrgicas em pequenos animais.
Aprenda a realizar diferentes procedimentos cirúrgicos em pequenos animais.
Fonte: Ideal Dicas
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Cirurgias em Pequenos Animais