A medicina veterinária de pequenos animais vem a cada ano, se aprimorando em busca dos melhores diagnósticos e tratamentos de moléstias que podem acometer os indivíduos. Assim, a ultrassonografia vem como ferramenta fundamental de diagnóstico complementar, é um método não invasivo e que permite a avaliação morfológica de diversos órgãos.
A ultrassonografia é um método de exame de imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência, os quais após atravessarem os tecidos dos órgãos estudados, retornam em forma de ecos fornecendo imagens instantâneas durante o procedimento de avaliação. O diagnóstico pela imagem se torna fundamental, pois através dele é possível um diagnóstico mais preciso da patologia que acomete o animal, possibilitando uma melhor indicação de tratamento.
Para uma interpretação precisa dos achados ultrassonográficos, o médico veterinário deve considerar outras informações como o histórico, sintomatologia clínica, exame físico e laboratorial. O exame é simples, não necessitando nenhum tipo de preparação prévia e normalmente não é necessária à sedação do animal.
Quais as técnicas de aspiração com agulha fina e biópsia de órgão abdominais?
Como realizar a interpretação de imagem e terminologia pertinente?
Como Avaliar sonográfica mente o sistema hepatobiliar?
Fonte: CPT Cursos Presenciais
Adaptação: Revista Veterinária