Os cuidados na hora da limpeza das orelhas dos cães e gatos são importantes, elas devem ser limpas pelo menos uma vez por semana, pois assim há a prevenção de infecções, otites, odores, entre outros.
Para não machucar e nem empurrar o cerúmen (cera do ouvido) para dentro da orelha do animal, é necessária muita atenção e cuidado na hora da higienização. Existe no mercado produtos especializados para a limpeza do ouvido, o produto é pingado dentro do ouvido e o dono deve fazer massagens na base da orelha por pelo menos um minuto, em seguida realizar movimentos circulares suaves com o algodão na parte externa do ouvido, removendo o excesso de cera com o próprio algodão.
Observar a saúde dos ouvidos é muito importante também, pois assim é evitado maior sofrimento dos animais em relações as moléstias que pode ocasionar. A orelha rosada, com odor natural e pouca secreção são indicativas de ouvido saudável. Já se a orelha apresentar-se vermelha, com muito cerúmen e odor fétido é recomendável à procura do médico veterinário, que possa realizar os exames necessários e o possível tratamento de houver alguma afecção.
Como escolher um tratamento eficiente para as doenças de pele em pequenos animais?
Quais são as principais as doenças dermatológicas inflamatórias e autoimune?
Como tratar as doenças do ouvido em cães e gatos?
Fonte: Bolsa de Mulher
Adaptação: Revista Veterinária