Dentre as várias doenças que acometem os bovinos temos a brucelose bovina. A doença é infecto-contagiosa e tem evolução crônica, e ataca principalmente o sistema reprodutor e ósteo-articular dos animais. A doença causa perda na produção de leite e carne, também provoca abortos.
A doença é causada pela bactéria intracelular facultativa do gênero Brucela, podendo resistir até 4 dias na urina de bovinos, 75 dias no feto abortado em período frio e 120 dias em locais úmidos, escuros e pH neutro. No entanto, é sensível a desinfetantes comuns como o álcool, produtos clorados, formol e compostos fenólicos, além dos raios solares, fervura e pasteurização.A infecção se dá através dos hospedeiros vertebrados que albergam as brucelas e as eliminam no ambiente: animais doentes ou portadores sãos.
O período de incubação é variável e pode durar semanas até sete meses. A doença causa infertilidade nas fêmeas em decorrência da metrite, retenção de placenta e nos machos em decorrência da orquite e processos inflamatórios na vesícula seminal e ampolas. Há também o abortamento no terço final da gestação em bovinos, inflamação necrótica na junção entre carúncula e cotilédone.
Fonte: Karol Santana
Adaptação: Revista Veterinária