Com o avança da medicina e de todas as técnicas que envolvem os cuidados com os animais, hoje um cão diagnosticado com câncer tem muitas chances de sobreviver se a doença for diagnóstica a tempo e o tratamento for seguido com atenção. Outro fator que ajuda no tratamento é a melhoria econômica e a aproxima e carinho dos donos com seus animais de estimação.
O câncer é uma moléstia que afeta principalmente os animais mais velhos, cerca de 60% dos cães que são levados ao hospital veterinário possuem a doença. E desses 60%, um total de 25% são diagnosticados com câncer de mama.
Para cuidar dessa moléstia que cresce consideravelmente, os profissionais de medicina veterinária vêm se especializando em oncologia veterinária. A oncologia praticada em pequenos animais é uma especialidade dedicada ao tratamento dos diferentes tipos de câncer, em cães e também gatos.
Na maioria dos casos o tratamento mais indicado é a cirurgia, aproximadamente 70% dos tumores são encaminhados para tal procedimento. Já a quimioterapia é indicada em tratamentos dos linfomas e leucemias.
Fonte: CRMV – MG
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Oncologia em Pequenos Animais